[PTBR]
Olá para toda da comunidade KiXtart.

Bom KiXtart é uma das minhas linguagens favoritas.
E eu gostaria que todos pudessem fazer parte dessa publicação que se trata de uma busca por melhres algortmos.

Bom é o seguinte, a um tempo atrás eu tinha feito uma função que fazia o mesmo que o Redim faz hahah(não conhecia o comando).
E com depois descobri quando fiz essa alteração eu acabei percebendo que almentou o tempo de execução do script.

Fiz uma função parecida com o Ascan(não sabia que ela existia também), ai quando descobri e alterei tive uma melhora muito significativa para o tempo de execução do meu script.

E isso foi com o instr, join, etc...
Esses dias quis fazer o seguinte:
Redim preserve $Var[1][3]
E não consegui, ele me joga um erro.
Poderia fazer isso acima com uma função, mas ai eu vou ter um custo de tempo na hora da execução.
Ah um forma de fazer só que mais rápido.
E pedi que todo vinhesem responder este tópico afim de demontrar tipos de otmização para o kixtart.

Acho que seria muito benéfico que o kixtart posuisse algumas funções nativas como manipulação de array(removeId), uma forma mais produtiva de concatenar strings, alterar o split para trabalhar de uma outra forma também, ou uma função expecifica para isso:
$x = Split("KiX", "") Join($x, "-"); K-i-X

E tudo isso porque acredito que essas pequenas coisas que nós já fazemos na linguagem kixtart, podem ficar ainda mais rápida se forem implementada na linguagem nativamente. O KiXtart é desenvolvido em que linguagem é C?

Oque vocês acham, vocês podem me dá direcionamento melhor sobre este assunto?

[ENG]
Hello to all of the KiXtart community

Good KiXtart is one of my favorite languages.
And I would like everyone to be part of this publication that it is a search for better algorithms.

Well it's the following, a while ago I had done a function that did the same as Redim does hahah (did not know the command).
And then I discovered when I made this change I finally realized that it increased the execution time of the script.

I did a similar function with Ascan (did not know it existed as well), then when I discovered and changed it I had a very significant improvement to the execution time of my script.

And that was with instr, join, etc ...
These days I wanted to do the following:
Redim preserve $ Var [1] [3]
And I could not, he throws me a mistake.
I could do this above with a function, but then I'll have a cost of time at the time of execution.
Ah a way to do just that faster.
And I asked that they all come to answer this topic in order to demonstrate types of optimization for kixtart.

I think it would be very beneficial if kixtart had some native functions like array manipulation (removeId), a more productive way of concatenating strings, changing the split to work in another way as well, or a specific function for this:
$ x = Split ("KiX", "") Join ($ x, "-"); K-i-X

And all this because I believe that these little things we already do in the kixtart language can get even faster if they are implemented in the language natively. Is KiXtart developed in what language is C?

What do you think, can you give me better direction on this subject?